Ao menos 22 pessoas morreram por causa da tempestade que atingiu, no sábado à noite, a região de Skopje, capital da Macedônia, informou neste domingo a polícia do país balcânico.
“Lamentavelmente, 22 pessoas morreram” por causa da severidade das mudanças climáticas, declarou à imprensa Nikola Todorov, ministro de Saúde.
O governo macedônio decretou situação de emergência nos bairros periféricos de Skopje e Tetovo (noroeste), as áreas mais afetadas. Segundo as primeiras informações, as vítimas morreram afogadas. As equipes de resgate buscam outras pessoas dadas como desaparecidas.
A maioria das vítimas vivia nos subúrbios de Skopje, varridos por ventos de mais de 70 km/h. No hospital de Skopje foi constatada a morte de uma menina de 8 anos.
Em menos de duas horas, 93 litros de água por metro quadrado, equivalentes à média de chuva do mês de agosto, caíram sobre a região, assinalou o Instituto Nacional de Hidrometeorologia.
O dilúvio provocou inundações de até 1,5 metro e deslizamentos de terra, segundo os meios de comunicação. A cidade de Tetovo (noroeste) também foi atingida pela tempestade causando danos materiais, mas não vítimas.