Lido para você
Direito, Cinema e Literatura sob a ótica do Reitor
Publicado
emO Volume 1 de LIDO PARA VOCÊ: Direito, Cinema e Literatura, trabalho orquestrado pelo Professor José Geraldo de Sousa Junior, ex-reitor da UnB e mentor do Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua, traz 18 artigos de opinião, que se caracterizam por articular temas de fundo, formadores do eixo, pela mediação cultura e literário.
O Professor José Geraldo, que escreve para a coluna Lido para Você, ressalta nesse primeiro volume que os textos abrangem um amplo arco de referências, modos paradigmáticos de apreensão do real, pelas aproximações filosóficas, teológicas, científicas, literárias, jurídicas, todos discursos interpretativos expressos em diferentes linguagens. Ademais, o ex-reitor da UnB afirma que tais variações de linguagens são sempre orientadas pela sua visão de mundo, ou seja, a democracia, a cidadania, a justiça e o direito.
Ao se deparar com LIDO PARA VOCÊ: Direito, Cinema e Literatura, o leitor percebe que a literatura não é algo destacado do direito. Aliás, a literatura e o direito se alimentam entre si, bem como abrangem outros campos das relações humanas.
O livro faz análises sobre música, poesia, e tantas vertentes literárias, desde a música de Chico Buarque, com suas letras originais feitas com conhecimento da história da humanidade. O autor revela a opção interdisciplinar e até transdisciplinar do seu método, buscando vertentes que se alimentam mutuamente. Não é algo solto, como se cada coisa fosse destacada, mas há uma interligação.
Passando da música para a poesia, nos deparamos com Mário Quintana, Elisa Lucinda, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, entre tantos outros. Mais uma vez, não há que dizer que a poesia é algo isolado, que olharia para o seu íntimo sem levar em conta o mundo ao seu redor. É óbvia a relação entre poemas, conflitos, política, direito, sentimentos. Dessa forma, querer isolar as palavras de um autor é matar a sua essência, o que, naturalmente, é impossível.
LIDO PARA VOCÊ: Direito, Cinema e Literatura é uma obra que consegue ampliar a visão do leitor sobre as relações da sociedade, as suas linguagens diversas. Os 18 textos, apesar de poderem ser lidos de uma tacada só, merecem tempo de reflexão. Por isso, creio que o melhor é lê-los separadamente, mesmo que, ao final, o leitor perceberá que todos possuem relação. E, como lembra o grande acadêmico de Coimbra Eduardo Lourenço: “a literatura não é um delírio, mas a apropriação do real por meio de uma outra linguagem”.
LIDO PARA VOCÊ: Direito, Cinema e Literatura, volume 1, saiu pela Dialética Editora.
(www.editoradialetica.com).
https://loja.editoradialetica.com/humanidades/lido-para-voce-direito-cinema-e-literatura
*Eduardo Martínez é autor do livro “57 Contos e Crônicas por um Autor muito Velho”.
Compre aqui
http://www.joanineditora.com.br/57-contos-e-cronicas-por-um-autor-muito-velho