Afeganistão
Diretor da CIA teve reunião secreta com cúpula do Taleban
Publicado
em
O diretor da CIA, William J. Burns, teve uma reunião secreta com o líder de fato do Taleban Abdul Ghani Baradar, na capital Cabul, na segunda-feira, informou o The Washington Post, citando autoridades americanas familiarizadas com o assunto. De acordo com o jornal, esta é a negociação cara a cara de mais alto nível entre o Taleban e o governo Biden.
Ele escreve que a CIA se recusou a comentar o assunto, mas observa que a reunião provavelmente se concentrou no prazo iminente para os militares dos EUA evacuarem cidadãos americanos e afegãos, que trabalharam com as forças dos EUA e da OTAN.
Abdul Ghani Baradar, amigo próximo do falecido líder do Taleban, Muhammad Omar, é o principal negociador do grupo nas negociações de paz com os Estados Unidos desde sua libertação da prisão no Paquistão em 2018.
Essas negociações de paz resultaram em um acordo com a administração Trump sobre a retirada das forças dos EUA do Afeganistão. Acredita-se que Baradar tenha influência significativa sobre o Taleban. Ele lutou contra o Exército Soviético na década de 1980 e foi governador de várias províncias na década de 1990, quando o grupo militante governava o Afeganistão.
