Problemas no transporte público do Distrito Federal foram discutidos por deputados da oposição. Chico Vigilante (PT) levantou preocupações sobre a situação da empresa Viação São José. “Tive uma reunião com o Sindicato dos Rodoviários e estou preocupado com os 2100 trabalhadores desta empresa, que correm o risco de perderem seus empregos. Isso porque a empresa recebeu prazo até junho para cumprir o contrato com o governo e renovar a sua frota. Se essa empresa morrer, esses trabalhadores serão prejudicados”, alertou o deputado.
Para o deputado Max Maciel (PSOL), é preciso um estudo atualizado sobre as demandas dos usuários do transporte público para otimizar a organização do sistema.
“O DF precisa urgente de uma nova pesquisa de origem e destino dos usuários do transporte público. O que baliza as rotas e horários hoje é uma pesquisa feita no ano de 2011. A própria São José não quer mais assumir a bacia 5”, observou.
O distrital também propôs uma nova forma de remuneração às empresas. “Estamos fazendo uma proposta que pague pelo quilômetro rodado. Assim como os aplicativos cobram por quilômetro rodado, não por passageiro. No sistema atual de cobrança pela catraca, a empresa não tem interesse em colocar mais ônibus na rua”, explicou.