'O autoritário'
Distritais fecham o cerco a Ibaneis Rocha
Publicado
emEm reunião da CCJ nesta terça-feira (20), deputados protestaram contra a conduta do governador Ibaneis Rocha (MDB) que discutiu com o deputado Fábio Felix (PSOL) no dia anterior durante reunião de líderes na Presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo o deputado Roosevelt Vilela (PSB), o governador desrespeitou o Poder Legislativo e não apenas o deputado Felix.
A questão não é ideológica, mas a forma desrespeitosa com que o governador vem tratando as instituições públicas e seus representantes, considerou Vilela. Ele citou as recentes contendas entre Ibaneis e conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal e membros do Ministério Público, entre outros episódios nos quais o governador demonstra falta de “equilíbrio emocional”. Roosevelt acrescentou que essa postura do chefe do Executivo “tem se tornado uma conduta rotineira”.
O deputado Reginaldo Veras (PDT) defendeu um pedido de desculpas formal do governador e tanto ele quanto Vilela alertaram que, se o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), não se manifestar nesse sentido, o colegiado poderá fazê-lo.
Veras argumentou que se “deixar passar em branco o que aconteceu embaixo do teto da Câmara, isso caracterizará subserviência” dos parlamentares ao governador, que foi “autoritário” e “intempestivo”, e precisa aprender a respeitar a independência entre os poderes no estado democrático.
Participaram da reunião os deputados Reginaldo Sardinha (Avante), Martins Machado (PRB), Daniel Donizet (PSDB), Reginaldo Veras e Roosevelt Vilela.