Denise Caputo
Deputados distritais se pronunciaram durante a sessão desta quarta-feira (21) sobre a crise hídrica por que passa o Distrito Federal. O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) destacou que os reservatórios estão operando com 38% da capacidade e alertou para o racionamento de água em várias localidades.
Delmasso contou ainda ter pedido para a Caesb e para a Adasa, há um ano, a elaboração de um plano emergencial para situações de crise. O distrital reforçou também a necessidade de se investir em prevenção, com medidas como o reuso de água.
O deputado Joe Valle (PDT) lembrou o impacto do crescimento desordenado e das ocupações irregulares nas nascentes e mananciais do DF e pediu o apoio do GDF para os produtores rurais, “que trabalham na conservação da água”. Ele sugeriu ainda que a Câmara Legislativa utilize seus recursos para publicidade na elaboração de campanhas educativas para a economia de água.
Já o deputado Chico Leite (Rede) defendeu ser preciso discutir soluções para a situação de escassez e convidou os colegas para comissão geral sobre o tema amanhã, no plenário, a partir das 15h.