Egito, Nigéria e Somália
Domingo sangrento mata 200 em países africanos
Publicado
emUma explosão na principal catedral cristã copta do Egito matou 25 pessoas e feriu outras 35 neste domingo, no Cairo, de acordo com informações do canal de televisão estatal do país, MENA. Este é o segundo ataque terrorista na capital em dois dias
A agência MENA informou que um suspeito conseguiu colocar uma bomba dentro de uma capela perto da catedral St. Mark’s, da igreja cristã ortodoxa e onde fica localizado o escritório de seu líder espiritual, o Papa Tawadros II.
Na sexta-feira, seis policiais foram mortos em um ataque em Cairo assumido por um grupo suspeito pelas autoridades de terem ligações com a Irmandade Muçulmana, antigo partido político egípcio que foi cassado. No ataque de hoje, ainda nenhum grupo assumiu a autoria.
Culto da morte – Na Nigéria, um suspeio desabamento da estrutura de metal que segurava o teto de uma igreja deixou ao menos 160 mortos e inúmeros feridos, afirmou o diretor do hospital da Universidade de Uyo, Etete Peters.
Centenas de pessoas se encontravam da igreja, que ainda estava sob construção, para presenciar a ordenação de Akan Weeks como bispo. Entre elas, estava o governador do Estado de Akwa Ibom, Udom Emmanuel. Ambos, no entanto, escaparam sem ferimentos.
“Havia corpos presos debaixo de escombros por toda parte, sangue por toda parte”, disse Ukeme Eyibio, analista de computação. Ele havia estacionado seu carro do lado de fora do complexo para fazer uma ligação, quando ouviu uma explosão. Ele achou que fosse uma bomba, mas viu que a igreja tinha desaparecido.
Ele e outras três pessoas conseguiram retirar 10 feridos da área, mas não conseguiram entrar dentro da construção principal, uma vez que os operário de construção que ali estavam alertaram para o risco de desabamento.
Jornalistas que foram para o local da tragédia afirmam que membros da igreja tentam prevenir que eles a documentem, tentando apreender as câmeras ou os forçando a deixar a área.
Em 2014, 116 pessoas morreram quando um centro comunal de uma da Igreja Sinagoga de Todas as Nações entrou em colapso em Lagos, a maior cidade do país. A maior parte das vítimas era da África do Sul, que estavam lá para ver o influente fundador do culto, T. B Joshua. Fonte: Associated Press.
Mais mortes – Na Somália, ao menos 20 pessoas morreram neste domingo em um atentado com caminhão-bomba no porto de Mogadíscio, ação reivindicada pelo movimento radical dos shebab. Além dos mortos, cerca de 50 pessoas ficaram feridas.
O atentado foi logo reivindicado pelos shebab, islamitas somalis aliados da Al-Qaeda, em sua conta no Telegram. O objetivo do atentado era uma base militar na entrada do porto, segundo os shebab, que falaram de quase 30 mortos.