Notibras

Duas UPAs vão fechar as portas por 45 dias e três deixarão de atender crianças

Duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo do estado vão fechar as portas na sexta-feira, por até 45 dias, e voltarão a funcionar com atendimento exclusivamente pediátrico. Outras três unidades — Niterói, São Gonçalo I e São Pedro da Aldeia — não terão mais pediatras, apenas clínicos gerais, e vão parar de atender crianças já a partir de sexta-feira.

Segundo as mudanças, confirmadas pela Secretaria estadual de Saúde (SES), as UPAs da Ilha do Governador e de Itaboraí vão suspender todo o atendimento e, após a reabertura, passarão a atender apenas crianças de até 14 anos. O fechamento das unidades, segundo a secretaria, é para “adequação do ambiente físico e também do quadro de profissionais”. Não haverá mais clínicos gerais nas unidades, apenas pediatras.

Embora não tenha sugerido alternativas para pacientes que moram próximos às UPAs que serão fechadas ou terão seu quadro médico alterado, a secretaria informou que “os objetivos das novas orientações são a otimização dos recursos e a melhoria na qualidade do serviço”.

— A especialização de unidades é uma tendência mundial. As UPAs pediátricas irão garantir às famílias que suas crianças terão atendimento adequado, com estrutura específica para o público infantil — disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A SES informou que mais mudanças em UPAs estão previstas para os próximos meses, mas não informou datas nem quais unidades serão alteradas. “Os novos perfis de atendimento nestas unidades fazem parte do planejamento da SES para a reorganização da rede”, informou a secretaria.

Sair da versão mobile