Notibras

Duque de Caxias tem Câmara Mirim composta por 29 crianças que atuam como vereadores

Por aulas mais dinâmicas, médicos nos postos, ruas iluminadas… As propostas são dos vereadores mirins da Câmara Municipal de Duque de Caxias. A partir do próximo dia 11, os 29 pequenos parlamentares começam os trabalhos na primeira sessão no plenário da Casa.

Em março, 12 meninas e 17 meninos foram eleitos em sus respectivas escolas municipais. Eles foram diplomados e empossados no último dia 20, e agora representam a juventude da cidade. O mandato é de dois anos, e não cabe reeleição.

— Esse projeto já existe há 15 anos, mas foi pouco aproveitado. Ele reformula o projeto Parlamento Juvenil — explica o presidente da Câmara, Eduardo Moreira (PT), autor do novo projeto Câmara Mirim.

As sessões ocorrem uma vez por mês, sempre na segunda quarta-feira, de manhã ou à tarde, para não atrapalhar o horário escolar. A ideia é de que os novos legisladores sugiram propostas que possam ser aproveitadas pelos vereadores da Casa.

— Queremos formar um cidadão politizado. Que essas ideias aprovadas e discutidas entre eles venham para nossa mesa diretora. Vamos filtrar e ver o que pode ser aproveitado — acrescenta Moreira.

Cerca de 50 escolas da rede participaram da eleição. Os vereadores têm idade entre 12 e 16 anos incompletos e cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Na primeira sessão, também são eleitas a mesa diretora e as comissões técnicas permanente.

— Serão sete comissões. Nós juntamos algumas áreas, como Educação, Cultura, Saúde, Tecnologia e Lazer, na mesma comissão para ficar mais fácil para eles. Na Câmara, são 24 comissões — explica o presidente da Comissão da Câmara Mirim, o vereador Nivan Almeida (PRP).

Um dos parlamentares, Raphael Nascimento, de 13 anos, conta que seu envolvimento já vem de muito tempo e de família.

— Meu avô já foi candidato a vereador três vezes. Desde novo, sou envolvido com a política. Quero trazer melhorias para as escolas. Eu filmei motoristas de ônibus que não deixavam os estudantes entrarem e divulguei na imprensa — orgulha-se.

Sair da versão mobile