Notibras

É sério isso? Quem não aceitar verdade alheia será condenado à danação…

É difícil para as pessoas entenderem esse conceito, mas o que é líquido e certo para uns não significa nada para outros. Isso se aplica em todos os campos da Sociedade. Mas é mais evidenciado quando falamos sobre religião…

O ser humano precisa acreditar que nossa existência não é finita… que ao se findar nosso tempo nesse plano, iremos para “um lugar melhor”, desde que cumpramos as normas impostas pelo credo que seguimos. E são vários credos à nossa disposição, é só escolher o mais adequado à nossa visão…

Nada há de mal acreditar nesse ou naquele “deus”, se isso não embotar nosso raciocínio e não decidirmos “salvar” os “hereges” que não querem ver os caminhos do Paraíso com nossos olhos…

Debater ideias é saudável. Ajuda em nossa evolução. Cria caminhos para o entendimento que simplesmente não existiam. Uma conversa civilizada é sempre bem-vinda pois vai nos ajudar a aumentar nosso repertório intelectual. Novas ideias, nova visão do mundo…

O problema começa quando a pessoa que tenta te converter não apresenta nenhum argumento além de suas próprias convicções, aliadas ao preconceito inerente a todos nós… quando a única forma de convencer o interlocutor é que se este não aceitar “a verdade” será condenado à danação eterna, fica difícil conversar…

A pessoa nem é culpada por suas ações. Ela acredita no que diz, e sua gana de salvar seus semelhantes é que a faz perder o rumo do tolerável. Porque ela foi condicionada a acreditar que não há outro caminho para a “salvação” além daquele que lhe foi apresentado…

Conceitos e preconceitos nos protegem no meio em que vivemos. Quando algo foge de nosso entendimento, o associamos com alguma ideia gravada em nosso extenso arquivo cerebral. E se o conceito encontrado nos parece prejudicial à nossa alma, com certeza ficaremos na defensiva e tudo será válido em nome de nossa crença…

Qualquer coisa serve como gatilho para que o “missionário” se sinta obrigado a intervir em sua vida para te conduzir “ao bom caminho”… sua forma de se vestir, de falar, seus hábitos…aquilo que deixar a pessoa desconfortável será a fagulha para intervir em sua vida…

O que torna essa ação intolerável é que o “agente divino” se acha acima de tudo e de todos, e quer, de qualquer maneira, modificar sua forma de pensar. E, sem perceber que está incorrendo contra tudo que diz praticar, não se importa inclusive em constranger o “pecador”… tratamento de choque para trazê-lo ao “bom caminho”…

Essas pessoas não entendem que cada um vê o mundo de uma forma diferente. E que aquilo que lhe é imprescindível não significa nada para seu semelhante. Grandes tragédias já foram perpetradas em nome das religiões. Não estou dizendo que estas são culpadas, e sim que seus seguidores, na maioria das vezes, fazem uma leitura equivocada daquilo que lhes foi ensinado…

No dia em que todos compreenderem que a Paz é possível apenas quando deixarmos o Amor tomar conta de nossos corações, com certeza viveremos em um mundo melhor…onde o único credo que seguiremos será aquele que prega a compaixão e o respeito pela vida… o amor pelo nosso semelhante será nosso norte, o caminho para nossa salvação…

Sair da versão mobile