Luci Ribeiro, Tânia Monteiro e Carla Araújo
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) rescindiu, amigavelmente, contrato para a prestação de serviços jornalísticos de chefia de edição e apresentação do telejornal “Repórter Brasil” noite, a partir da cidade de Brasília, exclusivamente por meio do jornalista Guilherme Caetano de Menezes Júnior. O extrato da rescisão está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 3.
Na semana passada, a EBC rescindiu, unilateralmente, sete contratos com empresas de comunicação pertencentes aos jornalistas Sidney Rezende, Lúcia Scarano de Mendonça, Emir Sader, Luis Nassif, Paulo Markun, Maria Tereza Cruvinel e Paulo Moreira Leite.
As ações seguem orientação do Governo Michel Temer, visam à contenção de gastos e, além de rescisões, incluem também não prorrogação de diversos contratos de conteúdo nas áreas de rádio e TV, entre outros serviços. A rescisão desses sete contratos vai gerar uma economia de R$ 2,82 milhões por ano, segundo o governo federal.
A EBC foi um dos centros de disputa entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer. Um dos pontos de divergência foi em relação ao comando da empresa, que agora está com o jornalista Laerte Rímoli, após a destituição de Ricardo Melo, nomeado pela petista.