Notibras

Ebola se espalha e chega à zona urbana do Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta quinta-feira, o registro do primeiro caso de ebola na zona urbana da República Democrática do Congo. O ministro da Saúde do país, Oly Ilunga, afirmou que o surto da doença se espalhou para uma cidade da província do Equador.

A OMS convocará um comitê de emergência nesta sexta-feira para avaliar os riscos internacionais do surto de ebola no Congo.

Segundo Ilunga, as autoridades identificaram dois casos suspeitos de febre hemorrágica nos distritos de Wangata, que incluem a cidade Mbandaka, que fica a 150 quilômetros da área onde começou o surto. Mbandaka tem cerca de 1,2 milhão de habitantes e fica no noroeste do país.

– Se vemos uma cidade desse tamanho infectada por ebola vamos ter uma epidemia urbana relevante- afirmou Peter Salama, diretor do Programa de Gestão de Situações de Emergência da OMS.

A OMS tem registro de 44 casos, dos quais três estão confirmados, 20 são prováveis e 21 suspeitos. Até o momento, todos os casos confirmados de ebola tinham sido registrados na zona rural, em uma região de difícil acesso chamada Bikoro.

– É uma evolução preocupante, mas agora temos ferramentas melhores que nunca para combater o ebola- afirmou o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A organização deslocou 30 especialistas para tentar conter a doença em Mbandaka. Na quarta, as autoridades do país receberam um lote de 5.400 doeses de uma vacina experimental contra ebola.

A epidemia mais violenta da história do continente atingiu a África ocidental entre 2013 e 2016, causando mais de 11.300 mortos e cerca de 29 mil casos registrados.

Sair da versão mobile