A crise financeira que se abate sobre Brasília foi o principal tema da primeira reunião do Conselho Econômico realizada neste sábado (5), na Residência Oficial de Águas Claras. Um grupo de notáveis vai avaliar a situação do caixa do governo e apresentar medidas para contornar a situação.
Participam do encontro com o governador Rodrigo Rollemberg os secretários de Fazenda, Pedro Meneguetti, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o ex-secretário de Fazenda e consultor Leonardo Colombini, além de especialistas em finanças públicas, como Everardo Maciel, Hélio Tollini, Marcos Mendes, Raul Velloso e Waldery Rodrigues.
Rollemberg entende a importância de ouvir pessoas experientes “para que possamos voltar a gerar emprego, a movimentar a economia, a ter mais recursos para investimento”.
Raul Velloso considera complicada a situação de Brasília e disse que serão estudadas medidas de reajuste para solucioná-la. “O problema é duplo: herança de gasto de pessoal muito alta em relação às demais unidades da Federação e presença de uma queda forte de arrecadação aqui e em todo o País.”
Para o ex-secretário de Fazenda Everardo Maciel, o quadro financeiro do DF é gravíssimo por erros acumulados em governos anteriores. “Será preciso um programa bastante duro do ponto de vista de gestão fiscal”, sugeriu.