Notibras

Educação no trânsito começa é pela infância

Lápis, papel, criatividade e mão na massa. Esses são os ingredientes necessários para que meninos e meninas participem do 1º Concurso de Desenhos Infantis sobre Educação no Trânsito, uma iniciativa do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), para fomentar entre os pequenos os propósitos da Semana Nacional de Trânsito 2020.

A ideia é formar, desde cedo, cidadãos mais conscientes e cuidadosos nas pistas da capital, de forma que a preservação de vidas por meio de um trânsito mais seguro seja realidade para todos. Podem participar do concurso estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até sexta-feira (25). Os três melhores serão selecionados, mas o campeão será definido por votação popular.

O desenho tem que ser inédito e precisa ser feito no modo tradicional, sem uso de tecnologias. As artes devem retratar de forma clara uma situação ou um personagem encontrados no trânsito. Depois de pronta, a arte das crianças deve ser digitalizada e enviada pelo responsável à comissão julgadora em formato PDF, junto com vídeo que explicite a autoria, sem dúvidas de que o trabalho foi feito pelo pequeno.

Técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema serão os critérios avaliados pela comissão julgadora integrada pelo comando do CPTran, pela subseção de Instrução e Orientação de Trânsito (Siot) e pelo comando do Centro de Comunicação Social da PMDF. Os três melhores desenhos serão apontados pelo colegiado, em uma espécie de pré-seleção.

Mas é uma votação popular que definirá o vencedor entre os dois melhores. A escolha será feita pelo Instagram oficial da corporação na próxima semana. As opções ficarão disponíveis na rede social das 8h de 28 de setembro até as 8h do dia seguinte, quando o resultado final será divulgado nos endereços oficiais da corporação.

Os três primeiros ganharão itens dos Guardiões do Trânsito e do Grupo de Teatro Rodovia, como prêmios pelo bom desempenho. As artes ainda podem ganhar o mundo, já que poderão ser incluídos em publicações diversas da PMDF.

Conscientização
A PMDF tem ações sociais educativas voltadas ao público infantil que envolvem o Teatro Rodovia e o recém-criado Guardiões de Trânsito, que têm o objetivo de levar medidas de instrução de trânsito para dentro das salas de aula. Com a pandemia de Covid-19 e as medidas restritivas de prevenção, como suspensão de aulas presenciais, as ações ficaram limitadas.

O concurso vem como alternativa para manter o tema em voga, de forma que até os menores possam participar. A ideia inicial era que os vencedores fizessem visitas pelos batalhões da corporação, mas isso vai ter que ficar para depois, por segurança.

“A principal importância de tudo isso é que as crianças, desde pequenas, têm o poder de compreender a necessidade de educação no trânsito. Eles criam a consciência, a ideia de prevenção e ainda são fortíssimos multiplicadores da informação em casa – e pegam pesado com os pais”, explica o cabo Cristhiano Praxedes, instrutor do Guardiões de Trânsito do CPTran.

Em paralelo às ações do CPTran da PMDF, a autarquia tem trabalho efetivo com criança, com orientações e ações destinados a cada faixa etária. “Não é um trabalho para futuros condutores, mas para conhecer seus papéis no trânsito como pedestre, ciclista ou passageiro”, explica.

Sair da versão mobile