Curta nossa página


Pesquisa Record/BigData

Segundo turno ao Buriti terá Eliana e mais um. Quem será?

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento - Colaborou José Seabra

A corrida ao Palácio do Buriti volta a ficar acirrada. Mantendo a ponta, Eliana Pedrosa (Pros) tem 17% das intenções de voto, seguida de perto por Ibaneis Rocha (MDB), com 15%. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Real Time BigData, contratada pela TV Record e divulgada nesta quinta, 27.

Esse quadro, porém, pode ter uma evolução diferente nos próximos dias. Isso porque, na pesquisa anterior, no dia 4 de setembro, do mesmo Instituto, Eliana tinha 14%, e Ibaneis, 3%. A guinada para o alto do ex-presidente da OAB, que largou há um mês com 3%, sugere que os dois estarão no 2º turno. Resta saber qual deles sairá na frente.

Se Ibaneis está tecnicamente empatado com Eliana (a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos), quem está colado nele, dentro da mesma margem de erro, é o candidato Alberto Fraga (DEM), junto com governador Rodrigo Rollemberg (PSB), ambos com 14%.

Um suposto desempate entre Ibaneis, Fraga e Rollemberg está diretamente ligado à rejeição dos três candidatos. Rollemberg é rejeitado nas urnas por 48% dos eleitores; Fraga por 29% e Ibaneis por apenas 11%. Já Eliana tem uma rejeição de 23%, o que a coloca em um patamar seguro.

No bloco de baixo aparecem também com empate técnico Rogério Rosso (PSD), que tem 9%, puxando o General Paulo Chagas (PRP) e Alexandre Guerra (Novo) com 6% cada um. Júlio Miaragaya (PT) tem 3% e Fátima Sousa (Psol), 1%. Guilçlen (PSTU) e Ronan Rosa (PCO), não foram citados.

Pela pesquisa do BigData, brancos e nulos somam 11%. Indecisos chegam a 4%. O estudo ouviu 1,2 mil brasilienses entre os dias 25 e 26 de setembro. A pesquisa apresenta um nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-02019/2018.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.