Notibras

Em meio à sujeira no governo, Rollemberg manda tirar o lixo das ruas do Sol Nascente

Bartô Granja, com reportagem de Ádamo Araújo, da Agência Brasília

Alvo de uma artilharia de críticas à sua administração, incluindo denúncias de corrupção em diferentes áreas, o governador Rodrigo Rollemberg procura dar a volta por cima, anunciando uma série de medidas para limpar, se não o governo, ao menos as ruas das cidades do Distrito Federal. O ponto de partida foi neste sábado, 23, pelo Sol Nascente, área conhecida como a maior favela da América Latina. Naquele setor habitacional, mais de uma dezena de caminhões e uma pá mecânica deram início à retirada de lixo.

Na sexta-feira (22), o chefe do Executivo do DF esteve no local para ouvir a população. Na ocasião, Rollemberg se comprometeu a pedir que equipes de tapa-buracos visitassem o lugar e a solicitar que o transporte público volte a circular na região. “O objetivo desta nova visita é avaliar o estado geral da área, as condições das ruas e as de urbanização”, ressaltou Rollemberg. Além do Sol Nascente, a revitalização vai atingir a área central de Ceilândia.

O diretor-administrativo da Novacap, Júlio Menegotto, afirmou que a partir de segunda-feira (25), além da limpeza, o mutirão vai atuar na poda de árvores, na roçagem do mato alto e na operação tapa-buracos. “Pretendemos terminar esse serviço até o próximo sábado [30]”, frisou.

Das 200 ruas que terão intervenção no Trecho 1, 16 receberam pavimentação. Quatro delas, as principais por onde circula o transporte coletivo, foram asfaltadas para garantir velocidade e suportar o tráfego. As vias internas foram cobertas por bloquetes, que evitam poças d’água e produzem menos ruído. O trabalho continuará na próxima semana nas ruas H-01 e V-98.

Foram feitas 360 ligações de rede de esgoto na Bacia A do trecho. Na medida em que a rede estiver pronta, os moradores serão autorizados oficialmente a fazer a ligação. Com relação à drenagem pluvial, 22% dos trabalhos estão feitos. A bacia de contenção 6 está pronta para receber água e a 7 está sendo finalizada.

As obras do Trecho 2 do Sol Nascente também estão em andamento. O local recebe redes de drenagem e de esgoto. Segundo Rollemberg, a expectativa é que as obras no último trecho comecem ainda neste ano.

Sair da versão mobile