Em tempos de crise, quem e por quanto tempo pode receber seguro desemprego
Publicado
emTodas as pessoas possuem seus direitos na sociedade O seguro desemprego é um deles. Porém, ainda é possível encontrarmos algumas dúvidas sobre esse benefício.
É importante saber o que é o seguro desemprego, quem tem direito de receber, o valor e a quantidade das parcelas e, além disso, é possível também consultar o seu benefício.
O que é – O seguro desemprego é um benefício criado para os trabalhos que perderam os seus empregos repentinamente, ou seja, que foram mandados embora.
O recém desempregado irá receber um auxílio em dinheiro, que poderá variar de acordo com o tempo de serviço e com o salário que recebia. Em média, o seguro desemprego é pago entre 3 a 5 meses, podendo ser contínuo ou alternado.
Quem tem direito – Nem todo trabalhador se encaixa nos quesitos para receber esse benefício, é preciso estar dentro das normas.
Recebe o seguro desemprego, o trabalhador que foi mandado embora sem justa causa ou por algum outro motivo como a dispensa indireta, seja esse trabalhador formal ou doméstico.
As pessoas que trabalham em escravidão e que forem resgatadas dessa condição, também possuem direito ao benefício. Assim como os pescadores em período de defeso.
Os empregados que possuem o contrato de trabalho suspenso, para a participação de cursos oferecidos pelo empregador, também podem receber o seguro desemprego, assim como trabalhadores com contrato suspenso por algum outro tipo de programa de qualificação também oferecido pelo empregador
Para receber o benefício, não pode haver outro registro em carteira. Por exemplo: o indivíduo possui dois empregos e foi dispensado de um deles sem justa causa, não recebe o seguro desemprego devido ao outro registro em carteira
Tempo de trabalho – Para receber o seguro desemprego, é preciso ter um tempo de serviço mínimo com aquele empregador.
Além disso, o número de parcelas a receber pode variar de acordo com esse tempo.
Ao pedir a primeira solicitação para receber o benefício, o trabalho deve ter trabalhado no mínimo 18 meses; de 18 a 23 meses, pode receber 4 parcelas; acima de 24 meses, pode receber 5 parcelas.
Na segunda vez de solicitar o seguro desemprego, o empregado deve ter trabalhado no mínimo 12 meses, e recebe, de 12 a 23 meses, 4 parcelas; acima de 24 meses, 5 parcelas.
A partir da terceira solicitação, o empregado precisa ter trabalhado no mínimo 6 meses. De 6 a 11 meses, pode receber 3 parcelas; de 12 a 23 meses, 4 parcelas; e acima de 24 meses, 5 parcelas.