A Emater instala nesta quinta-feira (13) no sítio Canto Alegre, no município de Salgado de São Félix, uma unidade demonstrativa de blocos nutricionais, produtos desenvolvidos pela Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) para alimentação de rebanhos durante o período de estiagem prolongada.
A unidade é uma das cinco a serem implantadas na região de Itabaiana para levar aos produtos rurais da área tecnologias de baixo custo e fácil manipulação para pequenas propriedades.
Antes, os técnicos da Emater e Emepa levaram capacitação aos agricultores familiares da região que foram selecionados para a implantação dessas unidades demonstrativas de blocos multinutricionais.
Na quinta-feira, no Sítio Canto Alegre, também será testado um equipamento que facilita o processo da mistura da ração. O evento contará com a participação do prefeito Adaurio Almeida, que vem apoiando os trabalhos de extensão rural no município e demonstrou interesse também pela confecção dos blocos multinutricionais.
As unidades demonstrativas de blocos nutricionais serão distribuídas da seguinte forma: Itabaiana (1), Gurinhém (1), Salgado de São Féliz (2) e Itatuba (1).
No encontro do Sítio Salgado, em Itabaiana, foi produzido o bloco que serviu de demonstração para os agricultores selecionados. Foram utilizados 100 kg da mistura dos ingredientes que compõem os blocos, rendendo 38 blocos com peso médio de 2,2 kg.
Os blocos fornecem proteína, energia e minerais que irão suplementar o rebanho bovino do produtor no momento da escassez de pastagens, reduzindo a perda de peso e a baixa drástica da produção leiteira.