35 anos
Embaixada vietnamita destaca amizade com Brasil
Publicado
emA Embaixada do Vietnã celebrou no meio da semana datas marcantes para o país asiático: os 35 anos das relações diplomáticas com o Brasil, o 70º Aniversário da Vitória de Dien Bien Phu e o 134º Aniversário do presidente Ho Chi Minh. O Palácio do Buriti foi representado no evento por Paco Britto, ecretário de Relações Internacionais do Distrito Federal.
Ao discursar na cerimônia, o embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, ressaltou a importância da sólida relação diplomática entre os dois países, que completa 35 anos, enfatizando que a parceria é fundamental para o fortalecimento da cooperação internacional em diversas áreas. Falou também sobre a vida do líder Ho Chi Minh e Dien Bien Phu.
“São 35 anos completos de relações entre nossos países. Dentre os amigos brasileiros neste vasto território – pessoas que amam o Vietnã – e entre meus amigos, quantos realmente conseguem entender a dimensão da nossa amizade?”, indagou o diplomata
Quando o Vietnã e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas, o Vietnã tinha acabado de superar 30 anos de guerra contra invasores estrangeiros pela libertação e unificação nacional e estava conduzindo a política de portas abertas por apenas 3 anos, enquanto ainda suportava o duro embargo comercial dos EUA.
O Vietnã, que está lá na costa asiática do Pacífico, virou seus olhos para o Hemisfério Sul, e estabeleceu laços de amizade com uma nação poderosa da América do Sul a República Federativa do Brasil.
“Brasil e Vietnã cultivam uma amizade calorosa, embora estejamos distantes 20 mil quilômetros uns dos outros, que são 26 horas de voo, por dois continentes. Desde o Oceano Pacífico até o Atlântico, temos uma amizade estreita, pois os nossos governos respeitam as pessoas e honram o trabalho”, prosseguiu o Embaixador.
Como destacado pelo embaixador vietnamita, o Brasil é a maior economia da região, o parceiro comercial número um do Vietnã na América do Sul. “O Brasil pode estar distante na geografia, mas está próximo do Vietnã na alma. Todos no Vietnã sabem que o Brasil é uma superpotência no futebol, o país do samba intenso, com quase 220 milhões de pessoas de coração quente”, acrescentou.
A amizade entre o Brasil e o Vietnã atravessou algumas gerações e muitas vidas. Ademais, foi em 2007 que se estabeleceu a parceria abrangente Vietnã-Brasil. Desde então se passaram 17 primaveras de uma linda, respeitosa e próspera relação da qual vieram muitos frutos.
Com a firme determinação de elevar o relacionamento diplomático a um nível ainda superior, o Vietnã reconhece no Brasil um amigo próximo e precioso. “Quanto a mim, estou tentando ao máximo desenvolver o intercâmbio cultural entre os dois países. Neste sentido, a divulgação da literatura brasileira no Vietnã, bem como da literatura vietnamita no Brasil, deve ser fortalecida”, disse Nghi.