Notibras

Embrapa Cerrados marca presença na Expoabra Brasília 2024

Com palestra, participação em evento da Rota da Fruticultura Ride-DF e exposição de animais, a Embrapa Cerrados (DF) participa da Expoabra Brasília 2024, feira agropecuária realizada no Parque da Granja do Torto, em Brasília até o próximo domingo (8). A expectativa dos organizadores é de 150 mil pessoas presentes nos 10 dias de evento, iniciado em 30 de agosto, e movimento de R$ 6 milhões em negócios.

O centro de pesquisa está apresentando resultados das pesquisas em melhoramento genético e reprodução de bovinos de raças zebuínas leiteiras Gir, Guzerá e Sindi desenvolvidos no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), recentemente homenageado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). No galpão 13, ao lado do Tatersal Joaquim Roriz, os visitantes podem obter informações sobre os trabalhos e conhecer, até esta sexta-feira (6), três animais Sindi BRGF, três Gir Leiteiro BRGY e uma fêmea Guzerá BRGK.

Na última terça-feira (3), a Embrapa Cerrados, junto com a Codevasf, a Emater DF, a FAPE DF e o Senar/DF promoveram o Berry Day – Workshop Cenários Potenciais das Frutas Vermelhas no DF. O evento é uma das ações da Rota da Fruticultura Ride-DF e do FRENTE (Programa de Inovação de Suporte à Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno), liderado pelo centro de pesquisas.

O evento foi realizado no auditório do Senar/DF e teve a participação da Embrapa Hortaliças (DF), com a apresentação de ações de pesquisa e desenvolvimento relacionadas ao melhoramento genético do morango, hidroponia, nutrição e fertirrigação. O evento contou, ainda, com a participação de produtores de morango, mirtilo e açaí, além de empresários ligados à agroindústria de processamento e beneficiamento de frutas. Confira a gravação do evento aqui.

Já nessa quinta-feira (5), o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Fábio Faleiro, participou do painel “Inovação Tecnológica no Agro” com a palestra “Apropriação tecnológica e desenvolvimento ambiental, econômico e social”. Ele falou da importância da ciência e da tecnologia para a agricultura brasileira, destacando a conquista do Cerrado por meio de soluções tecnológicas para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, que concilia a produção com o uso racional dos recursos naturais.

O pesquisador abordou, ainda, a importância das ações de transferência de tecnologia, de assistência técnica e extensão rural e de políticas públicas que possibilitem a apropriação das tecnologias pelo setor produtivo, gerando impactos positivos do ponto de vista econômico, social e ambiental. Também participaram do painel os produtores Joe Valle, da Fazenda Malunga, e Aurelino Sampaio, da Cabríssima Queijaria Artesanal; os extensionistas Fabrício Braga, da Emater DF, e Thiara Fernandes, da Emater-MG; e Eduardo Schulter, superintendente do Senar/DF.

Segundo Faleiro, a Embrapa Cerrados tem participado de todas edições da Expoabra devido à importância do evento para ações de transferência de tecnologias desenvolvidas pela Unidade e para o fortalecimento das parcerias e alianças estratégicas com a Emater-DF, o Senar/DF, órgãos do governo distrital e federal, cooperativas e associações de produtores rurais e com o setor produtivo. “A Expoabra tem se consolidado como um dos maiores eventos da agropecuária na região do Cerrado e a Embrapa tem contribuído de forma importante com ciência e soluções tecnológicas para o desenvolvimento e fortalecimento de uma agricultura competitiva e sustentável na região”, afirma.

Sair da versão mobile