Notibras

Encontro entre Tina, criança de aldeia, e Alvor, o protetor da natureza

Numa aldeia longínqua vivia Tina, uma criança muito curiosa e bastante corajosa. Sempre que podia gostava de caminhar na mata próxima ao sítio, caminhava até sua casa parecer miudinha pela distância. Ela gostava de se aventurar em busca de fadas, mistérios, sua mãe lhe dizia que existia ali naquele mato um espírito.

Mas Tina pensava que espírito de floresta nada, ela carregava no peito um Coração generoso, puro, e uma mente aberta ao novo.

Certa tarde enquanto andava num caminho bem cheio de pedregulhos, ela espetou o pé e caminhou rumo a uma clareira afim de sentar-se numa tora de madeira e olhar o pé.

Mas aconteceu algo que fez Tina ter a curiosidade aguçada, parecia que o sol iluminava as árvores com um brilho especial.

A Grande árvore de jatobá parecia tocar o céu com seus galhos, em baixo da sombra Tina pareceu notar alguém observando, não pareceu uma ameaça, então seria o espírito que sua mãe dizia?

Olhou novamente e com a pureza do coração enxergou aquele espírito bondoso, olhar terno, sorriso inocente. Tina encheu o peito e perguntou como se chama espírito? Eu sou Tina e seu nome?

O espírito respondeu:

– Sou Alvor, muito prazer! Vou lhe contar minhas histórias, lendas, e mistérios, alvor contou que além dele, existia mais espíritos que cuidavam da floresta, dos rios, e dos animais. Eles mantinham o equilíbrio da terra e da natureza.

Encantada com Alvor e sua sabedoria, Tina passou a sempre ir falar com ele, que a ensinou sobre as plantas, as águas, os animais, as aves e todo ciclo da vida, até da lua e o sol.

Tina muito inteligente aprendeu logo, e percebeu que existia uma razão muito forte para aquele espírito lhe ensinar tudo.

Aquelas matas estavam em perigo, muitos caçadores e lenhadores estavam ameaçando a vida ali. Os caçadores matavam animais e aves, os lenhadores derrubavam árvores sem dó, ferindo assim o equilíbrio da natureza.

Tina com sua agilidade e inteligência pensou numa maneira de ajudar a manter a vida da floresta. Começou a agir em defesa da vida.

Com ajuda de Alvor, Tina organizou os moradores da aldeia para proteger a floresta. Carregaram e plantaram muitas mudas de árvores, criaram meios de preservação e ensinaram as crianças sobre a importância da natureza na vida do ser humano.

Todos unidos por um bem maior conseguiriam salvar a floresta com todo ciclo de vida. Alvor em retribuição ao bem de Tina, lhe deu um amuleto por todo bem que ela lhe fez, era um amuleto que a tornava guardiã da floresta.

Desde então conta-se a lenda que o espírito da floresta Alvor e a menina Tina cuidam das florestas daquela aldeia.

Sair da versão mobile