A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (8) com um recorde de candidatos e mecanismos antifraude inéditos na história da prova. Neste ano, o custo da prova R$ 52 por aluno inscrito, segundo o Ministério da Educação. Os portões serão fechados às 13h.
Neste sábado (também haverá provas no domingo 9), o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões.
Pela primeira vez, fiscais poderão usar detectores de metais para verificar tentativas de cola ou ponto eletrônico. Segundo o MEC, detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova para tentar combater qualquer tentativa de fraude.
A revista poderá ser feita a qualquer momento da prova. Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos”
O uso de telefone celular nas salas de prova é proibido segundo o edital do Enem. O candidato deve deixar o telefone em envelope transparente e lacrado que deve ficar embaixo da carteira. Nos últimos dois anos, vários candidatos foram eliminados por terem feito fotos dos cartões de resposta das provas e postado nas redes sociais. Por isso, o ministro aproveitou para alertar os candidatos: tirar ‘selfie’ no Enem ou foto dos materiais de prova é proibido.
Mas o uso e a posse de eletrônicos fora do porta-objetos que será oferecido na porta da sala é só um dos critérios de eliminação. O estudante também não pode utilizar durante a prova óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares), materiais vetados como lápis, borracha, lapiseira, caneta não transparente. A lista completa está no edital do exame.