A frase do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (“enfia esse processo no cú”), dita à presidente Dilma Rousseff, por telefone, na sexta-feira 4, provocou indignação nos mais diferentes segmentos da sociedade civil organizada.
Ninguém descarta que Lula, por seu ato intempestivo, seja convocado a se explicar a que processos e a que juiz ele se referia. Se o ex-presidente sustentar o que foi gravado, possivelmente à revelia dele – o que caracterizaria invasão de privacidade – ele pode receber ordem de prisão, avaliam analistas políticos.
Em um vídeo, Lula aparece exaltado em uma conversa que aparenta ser sobre o processo aberto contra ele no âmbito da Operação Lava Jato. “Eles que enfiem no c… todo o processo”, xinga o ex-presidente, nas imagens que foram divulgadas nas redes sociais pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB – RJ).
Lula foi filmado por Jandira e aparece ao fundo falando pelo telefone com a presidente Dilma Rousseff, segundo a deputada. “Lula está nesse momento conversando com a presidência da República e nós estamos aqui com ele. Ele está muito tranquilo, com muita coragem, muita capacidade de guerrear”, afirma Jandira, logo em seguida, que aparenta não ter percebido o momento de exaltação do ex-presidente.
O registro foi feito sexta-feira, no diretório nacional PT em São Paulo, pouco antes do discurso do ex-presidente sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato, que tem ele como alvo. Horas antes, Lula havia sido conduzido coercitivamente para prestar depoimento por indícios de que ele teria recebido vantagens ilegais de empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras.
O vídeo, que circula pelo Whatsapp e também foi postado no Youtube, desapareceu dos perfis de Jandira no Facebook e no Instagram. Na manhã de ontem, a deputada postou um outro vídeo, que continua no ar, em que ela confirma estar em São Paulo “tentando se mover contra aquilo que é o maior ato de exceção da República”. A deputada chamou a operação contra Lula de “armação”.
Veja o vídeo: