Zheng Jiajia, um engenheiro chinês especialista em inteligência artificial, se casou com uma mulher-robô construída por ele mesmo, em cerimônia que teve a participação de sua mãe, amigos e companheiros de universidade, informa o site “Sina.com”.
O casamento não tem valor legal, já que as núpcias entre humanos e androides por enquanto não estão contempladas na legislação chinesa. O casamento contou com uma cerimônia pomposa, com banquete, presentes e o véu vermelho sobre o rosto da namorada típico das bodas tradicionais desta cultura oriental.
A namorada, criada por Zheng em 2016, se chama Yingying. Segundo Zheng, de 31 anos, eles começaram uma relação há dois meses.
Zheng, que não tinha namorada há anos, optou por fabricar sua própria esposa depois que sua família e amigos estavam há tempo o pressionando para que se casasse.
Yingying é capaz de falar mediante uma conexão a um computador com textos e arquivos de áudio armazenados, também pode reconhecer fotografias e objetos, mas ainda não está programada para caminhar, embora seu marido afirme que está trabalhando nisso.
O jovem Zheng, que trabalhou anos na multinacional tecnológica Huawei, mas em 2014 abriu sua própria companhia, afirmou que pensa em viver com Yingying até que a morte -ou os problemas de bateria- os separem.