Tem dificuldades para combinar diferentes cores, texturas, estampas, tamanhos e formas de almofadas em um único ambiente? Pois seus problemas acabaram. A seguir, listamos 8 dicas práticas de como misturar esses itens de maneira a enriquecer a decoraçãon de qualquer cômodo da casa.
1. Florais: procure aqueles que irão combinar com as cores que já estão em uso no cômodo em questão, equilibrando estampas muito impactantes com tecidos mais neutros.
2. Quebrando o neutro: se a sala for dominada por tons neutros, escolha três cores fortes para dar profundidade ao ambiente – quanto mais básico for o espaço, mais gritantes podem ser as almofadas.
3. Mantendo o neutro: mas se a ideia é se manter na gama de tons neutros – think gender neautral -, aposte sem medo na dobradinha de cinza e amarelo, combinação que dá vida ao cômodo sem pesar na feminilidade.
4. Texturas: não tenha medo de combinar diferentes texturas para enriquecer o ambiente – o mix em cima de um único sofá, por exemplo, vai de seda a veludo, passando por pele de animal e tweed. Dica: misturar tecidos leves e pesados harmoniosamente deixa a casa aconchegante e cool.
5.Tamanho: combinar almofadas de tamanhos e formatos distintos ajuda a criar um ambiente acolhedor, enquanto o inverso dá um tom de muita formalidade.
6. Geometria: aposte no color blocking decorativo criado a partir de tecidos coloridos listrados tanto horizontal quanto verticalmente – brincar com largura e espaçamento das faixas é excelente pedida para espaços pequenos, já que o contraste acaba criando uma ilusão de ótica de volume.
7. Metalizado: cômodos com paredes e móveis em cuja cartela de cores predominam tons terrosos ficam incríveis com almofadas de tecidos metalizados – prata, dourado e bronze dão um toque moderno à gama earthy.
8. Faixa preta: não importa qual mix você escolheu – almofadas durinhas, impecáveis e em pé acabam com qualquer clima de “lar doce lar”. Evite o problema do “novinho em folha” dando um golpe à la Karatê Kid na parte superior central de cada uma delas logo após a arrumação habitual. Quase miraculoso, o golpe decorativo digno de Bruce Lee ainda ajuda a criar maior harmonia entre as diferentes cores, texturas e tamanhos em um piscar de olhos.