Quando setembro chegar
Equilíbrio socioambiental também tem Dia D e Hora H
Publicado
emCom o tema geral “Atitudes e Ações Resilientes para o (re)Equilíbrio dos Sistemas Socioambientais”, o VII Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IX Encontro Nordestino de Biogeografia serão realizados, simultaneamente, no período de 15 a 18 de setembro deste ano. Em razão da pandemia provocada pelo Covid-19 e seus variantes, os dois eventos estão estruturados em plataforma virtual, todavia mantêm a qualidade acadêmica e científica que os consagraram como grandes eventos ambientais em nível nacional. O tema geral está fundamentado nos 22 Eixos Temáticos, possibilitando enriquecer e diversificar as apresentações, os debates e as publicações, consistindo em substanciais fontes de pesquisa atualizadas.
Vale salientar o elevado nível acadêmico, científico e prático dos palestrantes, conferencistas e congressistas, haja vista os eventos anteriores e os trabalhos publicados nos livros impressos e e-books disponíveis gratuitamente no site do CNEA/ENBio.
O termo resiliência remete à capacidade dos ecossistemas de recuperar o equilíbrio após intervenções gerando alterações nos seus componentes, variáveis, estrutura e funcionamento. Criado e desenvolvido na década de 1970, a resiliência permanece como tema atual, sobretudo em razão do acelerado processo de degradação ambiental e mudanças nos hábitos e culturas das sociedades humanas, ambos alimentados pelas inovações tecnológicas, quase sempre acarretando resultados perversos para o meio ambiente, a biodiversidade e a humanidade.
Por isso, é emergencial a (re) tomada de ações efetivas, como base no pensamento acadêmico-científico, a fim de minimizar as consequências nefastas dos desequilíbrios ambientais e o caos instalado na sociedade contemporânea. Mesmo que o Covid 19 tenha provocado desarranjos ambientais, sanitários, sociais e econômicos, em nível global, o recomeço aponta para ações resilientes, com base na economia verde, em nível local.
O VII CNEA e IX ENBio são eventos que conquistaram a credibilidade dos participantes em razão da multi e transdisciplinaridade temática, possibilitando o aprofundamento das reflexões no campo da Educação Ambiental e da Biogeografia e, por conseguinte, a tomada de atitudes efetivas para uma melhor qualidade ambiental e humana. Os eventos são resultados da articulação da Rede Nacional de Educação Ambiental, em parceria com instituições públicas, privadas e não governamentais, com o objetivo de reunir professores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil para apresentação, discussão e publicações dos mais recentes e importantes trabalhos em Educação Ambiental e Biogeografia, desenvolvidos no País. As atividades programadas incluem Conferências, Palestras, Grupos de Trabalhos e publicações dos artigos como capítulos dos livros editados no formato E-Book, com ISBNs e amplamente divulgados para consultas, estudos e leituras.
Serviço:
Fone: (83) 99979-4080
E-mail: cnea.jp@gmail.com