O advogado Eric Gustavo, presidente da subseção da OAB em Águas Claras, foi a vez dos juristas ao prestar homenagem ao dia da liberdade de expressão e do jornalismo. Em postagem nas redes sociais, ele lembrou que “celebramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, um pilar vital da nossa democracia e uma força indomável na busca pela verdade. Como advogado eu entendo e luto profundamente pela liberdade de expressão. Já dizia a máxima “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.
A imprensa, afirmou, “é a nossa lanterna no escuro, a voz que questiona e a ponte que conecta diferentes perspectiva. Em tempos de incerteza, somos guiados por essa luz e encorajados por essa voz, encontrando no jornalismo uma fonte confiável de informações”
Em sua mensagem, Eric Gustavo Pontuou: “E, como um defensor da lei, eu valorizo a liberdade de expressão e de imprensa como um direito fundamental, devendo ser protegido e nutrido para que possamos viver em uma sociedade justa e informada”.
Portanto, acrescentou, “neste Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, nós nos erguemos em solidariedade com todos os jornalistas, repórteres, editores imparciais e independentes que se esforçam, dia após dia, para trazer luz à obscuridade, para questionar e nos informar”.
Para Eric Gustavo, é fundamentar que !comemoremos e lutemos juntos pela liberdade de expressão e de imprensa, não apenas hoje, mas todos os dias. É nossa responsabilidade proteger essa liberdade, garantir que a verdade nunca seja silenciada. Logo, não podemos ignorar os constantes ataques que a liberdade de expressão e de imprensa têm enfrentado nos últimos tempos. Portanto, hoje, mais do que nunca, devemos gritar: Via a liberdade de expressão e de imprensa.”