Mundo em ebulição
Escassez de água abrirá caminho para mais guerras
Publicado
emEmbora os conflitos por recursos naturais não sejam novidade, parece que as disputas sobre um determinado bem podem levar a consequências catastróficas, como revoltas civis e “guerra nuclear”, de acordo com o Daily Express – e, surpreendentemente, não se trata de petróleo.
Citando os dados do Pacific Institute, o meio de comunicação observa que cerca de 200 conflitos violentos relacionados à água ocorreram nos últimos três anos, enquanto nosso “planeta em aquecimento” testemunha “chuvas mais irregulares e secas severas”.
Enquanto isso, Dario Soto Abril, Secretário Executivo da Global Water Partnership, alertou que “a segurança hídrica é uma questão essencial da segurança nacional”.
“Não ter segurança hídrica cria incerteza econômica porque a água está ligada à agricultura e manufatura”, disse ele. “Assim, a falta de água reduziria o consumo econômico do país ou da região.
Observando que a falta de água pode levar à instabilidade de um país e até mesmo a “revoltas civis que vão gerar conflitos” dentro desse país, Abril acrescentou que a escassez de água pode levar pessoas a migrar para os Estados Unidos ou para a Europa.
“Se as pessoas não tiverem segurança hídrica na região, provavelmente virão para a Europa ou os EUA”, disse ele. “Essa é outra razão pela qual a segurança hídrica está ligada à segurança nacional.”
Ele também alertou que “sempre há o potencial de os países armarem a água, sempre há a tensão”.