A Espanha está preparando uma entrega de armas pesadas para a Ucrânia, incluindo mísseis antiaéreos e cerca de 40 tanques Leopard A4, e também planeja treinar tropas ucranianas, informou o jornal El Pais neste domingo, 5, citando fontes do governo.
Madri quer treinar militares ucranianos para usar os tanques Leopard A4, com a primeira etapa do treinamento na Letônia, que já abriga cerca de seis tanques Leopard 2E e 500 soldados espanhóis. A segunda fase está prevista para acontecer na Espanha.
O Ministério da Defesa espanhol está agora concluindo suas entregas de mísseis antiaéreos de curto alcance Shorad Aspide para Kiev e pretende restaurar o fornecimento de cerca de 40 tanques pesados para a Ucrânia, segundo o o jornal.
O El Pais observou que, com este passo, a Espanha está pronta para dar um “salto quântico”, já que o país não entregou armamento pesado à Ucrânia, já que antes fornecia armas leves, munições e equipamentos de proteção individual.
Em abril, Madri enviou 200 toneladas de munições, equipamentos militares e veículos de transporte para a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, disse na época que o país não estava considerando a transferência de armas pesadas para a Ucrânia.