Notibras

Esqueletos e flechas desvendam primeira batalha entre homens

O vale do rio Tollense, na Alemanha, foi palco da mais antiga batalha entre homens travada na Europa, sugere uma nova pesquisa publicada no periódico Antiquity. Dezenas de pontas de flechas de bronze e sílex, encontradas juntamente com as ossadas de cerca de 150 indivíduos, conta a história de um conflito brutal que eclodiu em 1.250 a.C.

Até então, nenhuma evidência de batalhas anteriores de tamanha escala havia sido descoberta. O sítio foi descoberto por um arqueólogo amador que avistou um osso saindo da lama. A partir daí, várias escavações foram feitas no sítio Tollense.

A descoberta de um grande número de pontas de flechas foi a “prova irrefutável” do mistério da mais antiga guerra inter-regional conhecida na Europa, observou o principal autor do estudo, Leif Inselmann.
“Assim como a arma do crime em um mistério, elas nos dão uma pista sobre o culpado, os combatentes da batalha do Vale Tollense e de onde eles vieram “, disse.

Quando Inselmann e sua equipe analisaram as descobertas e as compararam com amostras de mais de 4.700 pontas de flechas da Idade do Bronze da Europa Central, eles concluíram que forasteiros lutaram no local.

“Isso sugere que pelo menos uma parte dos combatentes ou mesmo uma facção de batalha completa envolvida no Vale Tollense derivam de uma região muito distante”, enfatizou Inselmann. Restos de esqueletos sugerem que mais de 2 mil pessoas — principalmente homens jovens — participaram da batalha.

“Essas novas informações mudaram consideravelmente a imagem da Idade do Bronze, que não foi tão pacífica quanto se acreditava antes”, disse o coautor do estudo Thomas Terberger, professor do departamento de arqueologia pré-histórica da Universidade de Göttingen, na Alemanha.

“O século XIII a.C. viu mudanças nos ritos funerários, símbolos e cultura material”, explicou Terberger. “Considero o conflito como um sinal de que esse grande processo de transformação da sociedade da Idade do Bronze foi acompanhado por conflitos violentos. Tollense é provavelmente apenas a ponta do iceberg”, encerrou.

Sair da versão mobile