Curta nossa página


Na piscina

Está frio lá fora, mas nadar é preciso para manter a boa forma

Publicado

Autor/Imagem:


Carolina Paiva

Esqueça o mito de que natação durante o inverno faz mal. Todos podem aproveitar a estação para usufruir dos benefícios dessa prática esportiva e de lazer. O que não pode, alertam especialistas, é ficar parado só porque está frio lá fora.

O certo é que com a chegada do inverno, é comum que as aulas de natação esvaziem. As mães tiram os filhos das aulas com medo de que fiquem doentes e os adultos fogem da água pelos mais diversos motivos.

Porém este é um enorme erro, visto que manter a regularidade dos treinos é importante em qualquer época do ano, até mesmo no inverno. Quando o aluno interrompe a frequência às aulas, todos os resultados que ele conquistou irão, literalmente, “por água abaixo”.

Esta situação acontece porque muitas vezes, estas pessoas não têm conhecimento que praticar natação no inverno traz os mesmos benefícios para a saúde que traz no verão e que apenas medidas preventivas são suficientes para que eles não fiquem expostos às doenças do inverno.

Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. As aulas de natação são ideais para aqueles que possuem problemas respiratórios, inclusive no inverno, visto que a prática constante tende a aumentar os intervalos entre as crises.

A natação trabalha os grupos musculares usados na respiração através de movimentos dos braços, pernas, costas e abdômen e exercícios coordenados para respiração, melhorando o retorno venoso, importante para resfriados, bronquite e asma. Assim, a indicação é justamente ao contrário do que todos fazem, ao invés de desistir das aulas, os alunos devem persistir e aproveitar destes benefícios em uma época geralmente complicada para quem tem problemas respiratórios.

Além disso a natação tem outros benefícios como perda e controle de peso, aumento do condicionamento físico, estimula a circulação sanguínea, alivia dores nas costas, reduz o risco de diabetes, melhora o colesterol e a qualidade do sono.

Dicas – Mas, para manter os benefícios de continuar a natação durante o inverno, é preciso tomar alguns cuidados para que a prática continue saudável. A primeira delas é evitar o choque térmico, antes das aulas não se agasalhe pesadamente, ao chegar no local da aula se vista com peças adequadas a prática como roupão e toalhas, assim seu corpo irá se acostumar gradualmente a temperatura ambiente e na hora de cair na água, o corpo não sofrerá tanto o impacto.

Após sair da piscina, troque imediatamente de roupas, não fique com nada molhado e se vista com roupas apropriadas a estação, proteja principalmente a cabeça. Outra dica para quem não vai desistir das piscinas no inverno é reforçar o sistema imunológico incluindo vitamina C na sua dieta, através de frutas e verduras ricas nesta vitamina, quem desejar, pode apelar para suplementos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.