Notibras

Estado do Rio registra mais de 600 casos de caxumba só em 2015

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio registrou desde o início do ano 606 casos suspeitos de Caxumba. Só em regiões específicas nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense) e Niterói (Região Metropolitana) foram notificados 66 surtos da doença.

 De acordo com a secretaria, todos os registros estão sendo analisados e aguardam resultados de análises laboratoriais para conclusão do processo de investigação. O órgão ressalta que não há evidência de epidemia da doença no estado e que o surto é caracterizado pelo aumento de casos, acima da média registrada, num determinado período de tempo e local concentrado (tais como uma creche, bairro, condomínio, etc). A Secretaria Municipal do Rio já localizou, desde o início do ano, 30 locais com surto de caxumba.

A caxumba é uma infecção que se manifesta principalmente em crianças e adolescentes e aparece mais durante o inverno.

A doença é causada por um vírus presente em secreções transmitidas pela saliva, por tosse ou por espirros e ataca as glândulas salivares perto do ouvido e do maxilar, causando inchaço nessas regiões. Entre os principais sintomas estão febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza. Nos casos mais graves pode causar surdez, meningite e até levar à morte.

Sair da versão mobile