Bartô Granja
As últimas 24 horas foram de vitórias dos mocinhos contra os bandidos. Os mocinhos, claro, representados por agentes da Polícia Civil. Já os bandidos… bem, bandido, é bandido. Não tem outra qualificação.
Foram muitos casos registrados, e desses, três ocorrências merecem destaque. Prisão de um dos maiores estelionatários da cidade; aborto de roubo de carro e sequestro de motorista; e, ainda, prisão de dupla por porte ilegal de armas.
Vamos aos casos:
Laécio, o estelionatário – No início da noite de segunda, 6, policiais da 3ª DP (Cruzeiro), após diversas diligências e campanas, prenderam Laécio da Costa Figueiredo. Havia contra o criminoso mandado de prisão preventiva, por prática do crime de estelionato.
Ele é considerado um dos maiores estelionatários do Distrito Federal. Recentemente, os golpes que Laécio praticou causaram prejuízos acima de 3 milhões de reais.
O criminoso abriu empresas de importação e exportação (American Import e África Consultoria em Negócios Internacionais) e ludibriou as vítimas dizendo que conseguia adquirir produtos estrangeiros por bons preços. Ele recebia o valor, sempre alto, e nunca entregava as mercadorias.
Laécio também alugava residências de alto valor, e após a falsificação das escriturasm vendia os imóveis para terceiros de boa-fé. Somente no Cruzeiro, ele conseguiu de um imóvel o valor de R$ 940.000,00 e outro na Asa Sul, no valor de R$ 900.000,00.
O bandido, que deve passar um bom período atrás das grades, responde a 10 Inquéritos Policias, sendo nove pelo crime de estelionato e um por coação no curso do processo, e mais dois Termos Circunstanciados por ameaças.
Roubo e sequestro – Na mesma noite de segunda-feira, o agente de polícia civil Wanderson Henrique Couto Nascimento, 29 anos, lotado na 4ª DP, prendeu no Pólo JK, próximo a Santa Maria, dois adolescentes que tinham acabado de roubar um carro VW/Golf e estavam com a vítima rendida dentro do veículo.
O policial voltava pra casa, por volta das 21h, quando viu o carro parado numa estrada escura, com um rapaz que aparentava ser menor de idade. Achando a situação estranha, o policial abordou o jovem. Foi quando ele notou a presença de duas pessoas no veículo.
De arma em punho, Wanderson deu ordem para que descessem do carro. Nesse momento, os criminosos jogaram no matagal um revólver calibre .38 e um simulacro de arma de fogo.
A mulher, de 35 anos, desceu do carro chorando e contou que tinha rendida na QC 01 em Santa Maria, em frente ao BRB. A vítima explicou ao policial que o carro dela deu pane e que os criminosos já tinham ligado para os comparsas o resgatarem.
Pouco tempo depois, os comparsas chegaram ao local e tentaram atropelar o agente de polícia, que reagiu com dois disparos. Os bandidos, então, fugiram. Dez minutos depois, chegou apoio policial e os adolescentes, apreendidos, foram conduzidos para a Delegacia da Criança e Adolescente, onde foi registrado o flagrante. A arma e o simulacro foram apreendidos.
Armas e munições – Já na madrugada desta terça, 7, a A Operação Ressaca, realizada pela 19ª DP, resultou na prisão de dois homens em Ceilândia, por porte ilegal de arma de fogo. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva quando encontraram um revólver 38, uma pistola 380 e munições.
Foram presos Francinaldo Pereira de Lima, 36 anos, e Bruno Gonçalves de Assis, 22.
Francinaldo tem passagens por porte ilegal de arma e lesão corporal. Bruno tem passagens por roubo e inclusive está envolvido em um roubo a uma equipe de escolta armada no Sol Nascente, no dia em 16 de fevereiro. Os presos foram recolhidos ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada.