Os cientistas descobriram por que a geada na superfície de Marte não pode ser vista a olho nu e o que causa os deslizamentos de terra de quilômetros de extensão do planeta. Um estudo publicado no Journal of Geophysical Research: Planets, indica que o planeta é coberto pela manhã com uma fina camada de gelo seco, que evapora instantaneamente devido a mudanças bruscas de temperatura.
Anteriormente, os astrofísicos supunham que poderia haver gelo comum sob as áreas examinadas, mas depois chegaram à conclusão de que no equador, ao contrário dos polos de Marte, é formada a chamada geada suja – geada de gelo seco misturada com grãos finos de poeira.
Essa conclusão levou a equipe de pesquisa a outra ideia: os muitos quilômetros de avalanches de poeira ao longo das encostas marcianas, que criam longas sombras negras, que confundem os observadores, são causados pela rápida evaporação do gelo seco e, como resultado, pelo afrouxamento do solo. A teoria foi confirmada depois que cientistas compararam mapas de deslizamentos de terra com a localização de locais com geadas matinais.