Notibras

Estudo indica que nativos americanos são da China

Duas migrações de ancestrais dos nativos americanos partiram do “norte da China costeira” para as Américas. Esse movimento ocorreu num passado distante, de acordo com os resultados de um novo estudo publicado no Cell Reports .

A primeira ocorreu durante a última era glacial, entre 19.500 e 26.000 anos atrás; enquanto o segundo passo foi ocorreu durante o “período de derretimento subsequente” entre 19.000 e 11.500 anos atrás.

“A ascendência asiática dos nativos americanos é mais complicada do que anteriormente indicado”, disse Yu-Chun Li, antropólogo molecular da Academia Chinesa de Ciências e primeiro autor da pesquisa em questão, conforme citado em um comunicado à imprensa.

“Além das fontes ancestrais descritas anteriormente na Sibéria, Australo-Melanésia e Sudeste Asiático, mostramos que a costa norte da China também contribuiu para o pool genético dos nativos americanos”.

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões depois de investigar a linhagem de humanos antigos preservados no DNA mitocondrial, que serve como uma oportunidade para “rastrear o parentesco através da linha feminina”.

A equipe também postula que, durante o período de degelo, um grupo de pessoas da costa norte da China também se dirigiu ao Japão.

“Ficamos surpresos ao descobrir que essa fonte ancestral também contribuiu para o pool genético japonês, especialmente o indígena Ainus”, observou Li.

Sair da versão mobile