Viver sob várias formas de estresse pode causar envelhecimento em humanos. O processo de envelhecimento pode ser revertido quando um indivíduo aflito se recupera do estresse que o causou, sugeriu um novo estudo publicado na revista Cell Metabolism.
A equipe por trás do estudo postulou que “a idade biológica é fluida e exibe mudanças rápidas em ambas as direções”, observando como eles conseguiram descobrir sinais de idade biológica de camundongos jovens sendo aumentada por “parabiose heterocrônica”, apenas para ser “restaurada após descolamento cirúrgico”.
Os pesquisadores também afirmaram em seu trabalho que foram capazes de “identificar mudanças transitórias na idade biológica durante grandes cirurgias, gravidez e COVID-19 grave em humanos e/ou camundongos”.
“Juntos, esses dados mostram que a idade biológica sofre um rápido aumento em resposta a diversas formas de estresse, que é revertida após a recuperação do estresse”, afirmou a equipe.
Os pesquisadores argumentaram que a “nova camada da dinâmica do envelhecimento” com a qual se depararam deve ser levada em consideração em estudos futuros e insistiram que “a elevação da idade biológica pelo estresse pode ser um alvo quantificável e acionável para intervenções futuras”.