Fim da polêmica
Europa diz a Washington que vai manter acordo nuclear com Irã
Publicado
emOs ministros das Relações Exteriores e Finanças do Reino Unido, Alemanha e França escreveram para altos funcionários dos EUA confirmando seu compromisso com o acordo nuclear iraniano, instando Washington a poupar dinheiro europeu com sanções secundárias.
Os políticos querem permitir que as empresas européias colaborem com Teerã, em primeiro lugar, em setores como farmacêutico, saúde, indústria de energia, aviação civil, infraestrutura e esfera bancária.
“Uma retirada iraniana do acordo (nuclear) iria desestabilizar ainda mais uma região onde conflitos adicionais seriam desastrosos”, enfatizam os ministros na carta conjunta datada de 4 de junho dirigida ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e ao secretário do Tesouro dos EUA, Steven. Mnuchin
A Alta Representante da União Européia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, também assinou a carta.
No final do dia, a Comissão Européia declarou que havia atualizado o Estatuto de Bloqueio e o Mandato de Empréstimo Externo do Banco Europeu de Investimento (BEI) para salvar o acordo nuclear e proteger as empresas da UE, investindo no Irã.