Polônia, Eslováquia, Hungria e Bulgária
Europa racha e quatro deixam de importar grãos de Kiev
Publicado
emA decisão da Polônia, Eslováquia, Hungria e Bulgária de limitar as importações de grãos da Ucrânia é um golpe para o governo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta sexta-feira, 21.
“O regime de Zelensky recebeu outro golpe de seus ‘amigos’ mais próximos do Leste Europeu que, devido aos protestos de seus próprios agricultores e à queda dos preços domésticos, interromperam temporariamente a exportação de grãos ucranianos e vão incluir seus outros produtos agrícolas na lista negra”, disse o ministério em comunicado.
A Romênia pretende seguir o exemplo desses estados, acrescentou o comunicado.
A UE está envolvida em várias iniciativas para ajudar a Ucrânia a exportar seus produtos agrícolas em meio ao conflito no país, que causou interrupções nas cadeias de abastecimento e levantou preocupações sobre uma crise alimentar em larga escala.
No entanto, as medidas contribuíram para que o grão ucraniano barato inundasse os países da Europa Central e Oriental, causando a queda dos preços lá. Por esse motivo, Polônia, Hungria, Eslováquia e Bulgária proibiram temporariamente a importação de alimentos da Ucrânia.