O presidente da Bolívia, Evo Morales, tem uma infecção viral que é tratável, mas que o forçará a ficar em Cuba durante cinco dias em repouso, informou nesta quinta-feira o governo boliviano.
“O presidente tem problemas nas cordas vocais, sinusite e dores muito fortes na parte direita do abdômen, que não o deixavam dormir e que nesse fim de semana se agravaram”, informou o vice-presidente Álvaro García Linera, em entrevista coletiva.
“Por isso nossa preocupação, que já está sendo controlada”, comentou García Linera. Segundo o primeiro informe dos médicos cubanos após cinco horas de exames, Morales tem uma infecção viral tratável e que já está sob controle.
O vice-presidente não detalhou de que vírus se tratava. “A sinusite diminuiu consideravelmente e as dores também, mas os médicos pediram que ele esteja sob cuidados médicos por quatro ou cinco dias”, acrescentou o vice.
Morales, de 57 anos, viajou de emergência na véspera a Cuba para passar por exames, após ter sido tratado na Bolívia. Em 2009, o presidente boliviano também foi operado em La Paz do nariz por médicos cubanos. Além disso, passou por uma intervenção cirúrgica nos dois joelhos por lesões que ocorreram ao jogar futebol.