Ex-estudantes da Faetec criam moda sustentável e recebem o Prêmio Jovens Empreendedores
Publicado
emA ideia de transformar peças jeans antigas em itens da moda tem rendido uma série de prêmios para ex-alunas da Faetec. Formadas no curso técnico de Produção de Moda da Fundação de Apoio à Escola Técnica, as amigas Isabela Maria Rodrigues, Mayra Sallie e Luana Depp desenvolveram uma técnica sustentável de reaproveitamento e customização de jeans e outros tecidos.
Na semana passada, o trio recebeu o selo Shell Iniciativa Jovem de Empreendimento Sustentável. No ano passado, elas já tinham conquistado três primeiros lugares: na Amostra de Moda e Design Sustentável do Paraty Eco Festival; no concurso Empurra que Vai, voltado para ideias de negócios inovadores da Incubadora de empresas da COPPE UFRJ; e da Feira de Negócios Criativos #JuventudeRJ, do Sebrae.
A ideia que daria origem à MIG Jeans foi apresentada pela primeira vez na disciplina de Empreendedorismo do curso técnico. Isabela lembrou que elas usaram um carrinho de supermercado para expor as peças.
– A Faetec foi muito importante para aprendermos a empreender. A parte prática, com a criação e o desenvolvimento da marca, por exemplo, foram etapas fundamentais para que chegássemos até aqui – contou a empreendedora.
No ateliê, na Zona Norte do Rio, elas transformam as peças jeans vintage. Para Mayra Sallie, o diferencial da marca está nas ações empresariais que envolvem o pensamento coletivo.
– Como é um trabalho artesanal, garantimos mais qualidade, conforto e um acabamento personalizável. O nosso público, além de muito consciente com a causa ambiental, busca o bem-estar na forma como se apresenta para o mundo – afirmou a Mayra.
O marketing sustentável também é uma preocupação das jovens: nos eventos de que participam, elas propõem a doação de roupas antigas em troca de descontos em peças exclusivas das novas coleções.