Os ex-ocupantes da antiga sede do Flamengo, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, foram retirados na madrugada de hoje (24) da praça da Cinelândia, no centro, por agentes da prefeitura. Os sem-teto estavam ocupando a praça desde que foram retirados do prédio da zona sul, há dez dias.
De acordo com um dos ocupantes, Bruno Leonardo, de 28 anos, guardas municipais e garis da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) chegaram à Cinelândia exigindo a saída das pessoas do local.
“Eles vieram falando para a gente sair, que iam recolher nossos colchões e jogar água na gente com aquele caminhão-pipa usado para lavar calçada, se continuássemos ali. Eles disseram que estavam cumprindo ordens e que a gente não poderia ficar mais ali. Se a gente insistisse, eles iam usar a força para tirar a gente”, disse o desempregado, pai de três filhos.
Ainda segundo ele, sem possibilidade de continuar na Cinelândia, os sem-teto seguiram para a zona portuária e ocuparam um prédio abandonado na Avenida Venezuela. Eles permaneceram ali por cerca de duas horas, até que a Polícia Militar os convenceu a sair novamente. De acordo com a PM, os cerca de 150 sem-teto saíram de forma pacífica.
De lá, então, um grupo de cerca de 80 pessoas se dirigiu à Praça da Cruz Vermelha no centro da cidade. A Secretaria Municipal de Ordem Pública informou que atua diariamente na desobstrução de áreas públicas e que não é permitido colocar estruturas nesses locais sem autorização, tais como colchões ou divisórias de lençóis.
Vitor Abdala, Abr