A dois dias do Encontro Estadual do PT do Rio, quando será homologada a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias ao Governo do Estado, a legenda sofre debandada geral de militantes, que irão apoiar outras pré-candidaturas. Depois de cinco secretários municipais do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, além do presidente de uma empresa pedirem licença do partido para apoiar o Luiz Fernando Pezão (PMDB), agora é a vez do ex-prefeito Godofredo Pinto apoiar o representante do PRB, senador licenciado e ministro da Pesca, Marcelo Crivella.
Godofredo Pinto não perdoa Farias por este não lhe ter dado a suplência na disputa pelo Senado, nas eleições de 2010. O petista também não apoiará Pezão porque o governador Sérgio Cabral não teria cumprido a promessa de lhe dar um cargo assim que ele deixou a Prefeitura de Niterói, em janeiro de 2009. Pinto hoje é Ouvidor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República.
O próprio Rodrigo Neves já declarou várias vezes publicamente a sua amizade com Pezão e nunca manifestou apoio pela pré-candidatura de Lindbergh Farias. No início do segundo semestre do ano passado, promoveu reunião com outros dez prefeitos do PT no estado defendendo maior aproximação com o Governo do Estado e o PMDB, além de considerar prematura na época o lançamento da pré-candidatura de Farias e o rompimento com Cabral. Embora tenha rodado praticamente todo o estado, até hoje, a Caravana da Cidadania, liderada por Farias, não esteve em Niterói. No interior do estado, os prefeitos Tarciso Pessoa (Paracambi) e Cláudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia), já manifestaram apoio a Pezão.
O presidente regional do PT, Washington Quaquá, determinou que o militante, seja ele deputado, vereador ou prefeito, que não estiver no evento deste sábado, demonstrará que não está com Lindbergh Farias e sofrerá sanções pela atitude. Entre elas, a expulsão da sigla. Para o encontro, que ocorrerá a partir das 9 horas na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Rua Silva Teles, 104, no Andaraí, Zona Norte do Rio, são esperadas cerca de dez mil pessoas.