Notibras

PT do Rio confirma Lindbergh Farias e quer Romário no Senado

A executiva estadual do PT aprovou esta sexta-feira, em convenção em sua sede, no Centro do Rio, a candidatura do senador Lindbergh Farias a governador e o apoio à candidatura do deputado federal Romário (PSB-RJ). Assim, o PSB, que até a última quinta-feira apoiava o então pré-candidato do PROS ao Senado, deputado federal Miro Teixeira, ficará com o petista. Na última quinta-feira, Teixeira anunciou a desistência da disputa pelo Palácio Guanabara.

Desta forma, os petistas garantem um aumento de cerca de um minuto e trinta segundos da TV, e somam no total cerca de cinco minutos e trinta segundos. “Muita gente trabalhou contra a nossa candidatura. Dizíamos que nós estávamos isolados. Fizemos alianças com PV, PC do B e nessa reta final a nossa candidatura fez um gol de bicicleta no último minuto (coligação com o PSB)”, comemorou Farias, que após a convenção, visitou a sede do PSB, também no Centro do Rio.

Os socialistas são oposição à nível nacional à presidente Dilma Rousseff (PT), que tentará a reeleição e tem como pré-candidato a presidente o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. A vice deste é Marina Silva. “Não tem problema. Essa é uma frente do Rio de Janeiro. Romário já era candidato. Ele faz campanha para o Eduardo (Campos), eu para a Dilma (Rousseff). A gente decidiu unir esforços no Rio de Janeiro”, explicou Farias.

Nesta sexta, o PT RJ divulgou uma nota. Eis um trecho: “ Mostrando generosidade, amplitude política e compromisso com a vitória desta Frente Popular, Jandira Feghali, antes convidada para ocupar a vaga de Senado e bem posicionada nas pesquisas de opinião, e seu partido, o PCdoB, abrem mão da pré-candidatura ao Senado e, juntamente com os partidos da coligação, propõem a candidatura de Romário para o Senado Federal”.

Fontes do PT informaram que os prefeitos do PT no Estado não gostaram de não terem sido convidados para a convenção. Na Baixada Fluminense, Lindbergh tem o apoio do prefeito de São João de Meriti, Sandro Mattos, do PDT, que apoia oficialmente o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

O presidente regional do PT, Washington Quaquá explicou aos jornalistas que a reunião, como é tradição no PT do Rio, foi convenção formal e interna, apenas para homologar, em ata, o que foi decidido no Encontro Estadual do PT em fevereiro. Uma grande festa para comemorar as alianças será marcada até o final do mês.

Sair da versão mobile