Notibras

Explosões solares param parte da Terra, mas o pior está por vir

Uma explosão solar extremamente poderosa abalou a Terra na quinta-feira, 30, causando apagões de rádio no sudeste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia. O raio X e a radiação ultravioleta vieram como um bônus. O fenômeno foi precedido por uma série de eventos no Sol, mais notavelmente o surgimento de dois buracos coronais gigantes e uma série de violentas erupções que levaram ao surgimento da aurora boreal em locais nunca antes vistos.

Os cientistas alertam que devemos nos preparar para novas explosões solares. Nossa anã amarela já produziu três erupções moderadas e provavelmente produzirá ainda mais. Os cientistas também indicam que há uma pequena chance de uma explosão solar de classe Xy, de intensidade imprevisível, mas isso em meados de 2025.

Este ano já viu 7 erupções solares de classe X que indicam que a atividade solar em 2023 superará 2022. A última erupção foi extremamente poderosa, mas o Sol pode fazer ainda melhor, provocando erupções que são destrutivas para toda a tecnologia humana. O resultado mais frequente é o apagão de energia, confusão de GPS e satélites sendo retirados de órbita.

Sair da versão mobile