Notibras

Fenômeno inverso ao aquecimento faz crescer plataforma de gelo

Enquanto cientistas de todo o mundo ponderam sobre as perspectivas do aquecimento global e seu potencial efeito sobre o clima, parece que a quantidade de gelo no continente gelado da Antártica vem aumentando nos últimos anos.

Mesmo que partes das plataformas de gelo tenham de fato colapsado e recuado nas últimas décadas, o volume total das plataformas no continente pode ter aumentado, indica um novo estudo da Universidade de Leeds, publicado no The Cryosphere Journal.

Os cientistas usaram dados de satélite de espectrorradiômetro de resolução moderada para medir a “posição frontal e a área de desprendimento da plataforma de gelo em 34 plataformas de gelo na Antártida” durante o período entre 2009 e 2019.

Analisados ​​esses dados, os cientistas concluíram que a redução das plataformas de gelo em algumas partes da Antártida foi compensada pelo aumento do tamanho das plataformas em outras áreas do continente.

“No geral, a área da plataforma de gelo da Antártida cresceu 5.305 quilômetros quadrados desde 2009, com 18 plataformas recuando e 16 plataformas maiores crescendo em área”, afirmaram os autores do estudo.

“Nossas observações mostram que as plataformas de gelo da Antártida ganharam 661 Gt de massa de gelo na última década, enquanto a abordagem de estado estacionário estimaria uma perda substancial de gelo no mesmo período, demonstrando a importância de usar observações de fluxo de parto variável no tempo para medir a mudança”.

Sair da versão mobile