Dezembro é um dos períodos mais aguardados do ano. Marcado pelas festas de Natal e Réveillon, o mês precede as férias escolares de verão, período ideal para viajar e curtir bons momentos em família. Entretanto, vale lembrar que antes de colocar o pé na estrada é importante realizar a revisão do automóvel para garantir uma viagem segura e confortável
Fluído de freio, pneus, estepe, alinhamento e balanceamento são itens básicos e que devem ser revisados na hora de pegar a estrada. Entretanto, tão importante quanto os componentes já citados, o óleo lubrificante também merece atenção especial, pois suas partículas sujas podem interferir na capacidade de lubrificação do motor, causando danos ao automóvel.
Contudo, não é apenas o veículo que pode ser prejudicado pelo óleo lubrificante usado e contaminado. O OLUC, como é chamado, é extremamente nocivo ao meio ambiente e à saúde humana. Para se ter uma ideia do impacto, apenas 1 litro de OLUC tem a capacidade de contaminar mais de 1 milhões de litros de água, o que representa o esgoto doméstico de 40 mil habitantes.
Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) a única destinação para o OLUC é o rerrefino, um processo de alta complexidade que descontamina o óleo transformando-o em um produto fino com características muito próximas ao primeiro refino. “O rerrefino resolve o problema da contaminação do meio ambiente, permite economizar os recursos naturais e ainda transformar resíduo perigoso em um produto nobre” comenta Rodrigo Domene Diretor Industrial da Lubrificantes Fenix.