Brazlândia está em clima de festa a partir desta sexta, 8, com mais uma edição da Festa da Goiaba. O evento vai até domingo, 10.
A abertura oficial, porém, será no sábado, com um café da manhã especial e um bolo de goiaba de 4 metros.
O público poderá visitar o Empório da Goiaba, onde serão comercializados vários produtos derivados da fruta – doces, geleias, licores, sucos, bolos e a tradicional goiabada cascão. Haverá também exposição e venda de flores e plantas ornamentais.
A goiaba é um dos destaques da produção agrícola de Brasília. Neste ano, a previsão é de que a produção da fruta atinja 12.023 mil toneladas, um aumento de 32,6% em relação à produção de 2018, que foi de 9.066 toneladas. O comércio da fruta deve movimentar R$ 223 milhões neste ano.
Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a goiaba em sistema convencional e orgânico em Brazlândia. A safra ocorre entre fevereiro e abril, com uma safrinha que vai de setembro a novembro. As principais variedades são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada para a indústria. Duas novas cultivares — Tailandesa e Cortbel — também vêm sendo desenvolvidas na região.