Curta nossa página


Escrita Criativa

Festa Literária Arte e Identidade abre inscrições para concurso

Publicado

Autor/Imagem:
Karolyne Alcântara, Edição - Foto Divulgação

A literatura e a arte negra infantojuvenis de Salvador irão mais uma vez celebrar sua potência e representatividade com a realização da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que acontece de 19 a 21 de setembro em espaços culturais do Pelourinho. Mesmo faltando mais de um mês, a movimentação em torno do evento já começou. Estão abertas inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, voltado para estudantes de escolas públicas, com prazo até 3 de agosto.

Nesta edição o tema é “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros” para o debate. “Nas diversas periferias do Brasil, observa-se um florescimento de movimentos culturais que se formam e solidificam. A arte não apenas transforma vidas, mas também confere um significado a elas. Estamos lidando com uma expressão singular, que nos torna capazes de perceber a beleza no abstrato. Promover iniciativas que garantam o acesso à arte nas comunidades é crucial para impulsionar a transformações significativas no mundo”, comenta a idealizadora e coordenadora da Festa Literária Arte e Identidade, Cris Santana.

Serão três dias de rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, lançamentos editoriais, encontro com autores, além de feira de livros e brinquedos afirmativos. As produções artísticas, literárias e culturais que desejem participar da programação podem fazer suas inscrições no Instagram @arteeidentidadeoficial até dia 5 de agosto para análise da curadoria. O objetivo da Chamada Artística é que o universo literário e artístico infantojuvenil ganhe vida em diversas manifestações nos três dias de atividades.

A programação se divide em três eixos, o Artístico, o de Juventudes e o de Infâncias, que têm suas curadorias assinadas pela atriz Cássia Valle, pela escritora e contadora de histórias Helena Nascimento e pela escritora e professora Taísa Ferreira, respectivamente. A curadoria geral é da psicopedagoga, escritora e poeta Karla Daniella Brito. A coordenação pedagógica é assinada pela escritora e poeta baiana Márcia Mendes.

“Esse evento é um produto cultural com uma compreensão afrocentrada, que tem como objetivo congraçar, aglomerar e juntar literatura, arte, dança e música de muita qualidade produzida pelos nossos autores, escritores, performers, cantores, artistas, multiartistas, negros, negras e indígenas. A ideia é oportunizar essas juventudes para que se vejam em lugares de potência e em lugares de criatividade. Serão três dias voltados para uma educação festiva, potente e comprometida com as pautas afrocentradas e afroindígenas.”, comenta a curadora Karla Daniella.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.