Iniciado na terça, 24, continua no Gama, até o dia 5 de junho, a quinta edição do Festival de Teatro de Boneco Festineco. O evento, que tem como objetivo divulgar o trabalho de artistas locais, conta com a presença de grupos de teatro nacionais e internacionais. A festa é aberta ao público de todas as idades e a entrada é gratuita.
O festival acontece em diversos locais da região administrativa, como Parque do Setor Leste, rodoviária do Gama, Praça Lourival Bandeira do Centro Cultural Itapuã, Feira Permanente, escolas públicas e Teatro Sesc Paulo Gracindo. O evento contará com a presença de cinco grupos nacionais e cinco internacionais. Além disso, dez grupos locais de Taguatinga, Gama, Ceilândia, Sobradinho e Águas Lindas.
O Festineco foi criado em 2009 pela Companhia Voar Teatro de Bonecos. Desde então, o evento necessita de patrocínio para acontecer. Segundo o organizador Marco de Rezende, a ideia do festival é divulgar a cultura do Gama. “Criei em função da nossa peculiaridade, a cidade tem 6 grupos que trabalham com teatro de bonecos. É algo diferente. O Festineco é para mostrarmos o nosso trabalho.”