O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega à 48° edição neste ano com uma seleção diversificada de filmes, representando seis estados do país. Ao todo, serão 12 filmes de curta e média duração e seis longas-metragens na mostra competitiva. Os nomes foram divulgados nesta segunda (27) pelos organizadores do evento.
Um dos responsáveis pela escolha dos filmes que vão disputar os prêmios este ano, o crítico de cinema Sérgio Moriconi disse que a escolha foi difícil, mas que foi contemplada a diversidade da produção, sem esquecer da qualidade. “Uma das coisas que nos orientaram foi tentar espelhar a diversidade. Com a política de cinema brasileira, a gente vê uma mudança no perfil do cinema nacional. Por isso, escolhemos seis pensamentos fílmicos originais diferentes. Foi muito difícil chegar nesses seis.”
Os 18 filmes, entre longa, média e curta metragens escolhidos para disputar prêmios de R$ 340 mil, foram os finalistas de um total de 130 longas-metragens, 221 médias (acima de 15 minutps de duração) e 237 curta-metragens (até 15 minutos de duração).
Para o secretário de Cultura do Distrito Federal e presidente do evento, Guilherme Reis, poucas coisas são tão permanentes na capital federal quanto o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ele disse esperar que o festival “cresça ainda mais nos próximos anos”.
Disputando na categoria longa-metragem, estão os filmes: A Família Dionti, de Alan Minas; Big Jato, de Cláudio Assis; Fome, de Cristiano Burlan; Para Minha Amada Morta, de Aly Muritiba; Prova de Coragem, de Roberto Gervitz; e Santoro – O Homem e sua Música, de John Szerman.
Na categoria média e curta-metragem estão: A Outra Margem, de Nathália Tereza; À Parte do Inferno, de Raul Artuso; Afonso é uma Brazza, de Naji Sidki e James Gama; Cidade Nova, de Diego Hoefel; Command Action, de João Paulo Miranda; Copyleft, de Rodrigo Carneiro; História de uma Pena, de Leonardo Mouramateus; O Corpo, de Lucas Cassales; O Sinaleiro, de Daniel Augusto; Quintal, de André Novais; Rapsódia para o Homem Negro, de Gabriel Martins; e Tarântula, de Aly Muritiba e Marja Calafange.
O evento teráinício no dia 15 de setembro e terminará no dia 22. A mostra competitiva ocorre entre os dias 16 e 21 de setembro, às 20h30, no Cine Brasília. Ainda não está definido o filme que abrirá a mostra.